Marvão – A Sempre Leal

Marvão – A Sempre Leal

A vila de Marvão é uma pequena vila do distrito de Portalegre situada na Serra do Sapoio a uma altitude de 860 metros. Sede de concelho, com cerca de 500 habitantes, a vila de Marvão e as suas montanhas escarpadas são desde 2000 candidatas a Património Mundial da UNESCO.

vila marvão

O tempo fez desta pequena vila um lugar histórico. Já desde o período romano, a sua localização e as suas encostas rochosas fizeram com que fosse utilizada como refúgio e ponto estratégico militar. Mais tarde, em 884, acolheu Ibn Marwan al-Yil’liqu, o rebelde Galego fundador de Marvão. Em 1226 recebeu o foral pela mão do rei D. Sancho II e este amplia o castelo fazendo com que este se torne cada vez mais um local muito forte do ponto de vista estratégico. Todos os acontecimentos históricos que envolveram a vila de Marvão fizeram com que esta recebe-se o título de Muy Nobre e Sempre Leal  pela rainha D. Maria II, frase esta que se pode ler no brasão da vila.

Castelo marvao

O Castelo de Marvão assume o cartão de visita da localidade, bem lá no topo, no meio da verdejante Serra de S. Mamede, ergue-se imponente. Resistindo não só ao tempo, como aos atribulados episódios históricos, vislumbra-nos com a sua enorme beleza. Mas há muito mais para descobrir! As suas ruas e arquitetura são por si só belas. A Casa do Cultura é também um local a visitar. Outrora Paços do Concelho, e também conhecida como Câmara Velha, mostra toda a sua beleza construída bem ao estilo Manuelino. Nas redondezas, nada como ir visitar o Convento de Nossa Senhora da Estrela e conhecer a sua lenda, e ainda dar um pulo à Cidade Romana de Ammaia. Estes são só alguns dos locais mais emblemáticos que podemos visitar em Marvão, muitos mais há para ver.

Marvão, assim como o Alentejo, tem cor, cheiro e sabor! Venha visitar esta linda vila, venha ConhecerAlentejo!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline