Portalegre – Serenidade e história no mesmo lugar

Pacata e serena, a cidade de Portalegre apaixona pela sua arquitectura barroca, os históricos castelos e o seu legado natural, que pode ser apreciado num dos vários miradouros espalhados pela cidade.

Capital do município com o mesmo nome, alberga cerca de 15.800 habitantes, o que lhe confere o estatuto de cidade sede de concelho com menos população do país, bem como a pacatez pela qual é conhecida. Pela sua geografia pouco comum, Portalegre é composto por locais com características únicas que variam entre a paisagem tipicamente alentejana e as serras e vales característicos das beiras. Desde um passeio pelo Jardim do Tarro às inúmeras igrejas e conventos, não faltam locais a visitar.

Capela de Santana

Datada do séc. XVIII, veio substituir a capela por sua vez construída no século XVI. Composta por uma capela e uma sacristia, são notórias as linhas barroca e rococós. Por dentro, é possível admirar algumas telas de Pedro Alexandrino. Nas imediações pode ainda aproveitar para passar pela Igreja do convento de São Francisco, o convento de Santa Clara, as portas de Alegrete ou passear pela praça da República.

Mosteiro de São Bernardo

Fundado em 1518 pelo bispo da Guarda, D. Jorge de Melo, o mosteiro albergou em tempos as freiras bernardas. A sua igreja e imponentes claustros de estilo manuelino fazem a visita valer a pena.

Portalegre

Capela do Calvário

Embora se desconheça a data da sua edificação, é sem dúvida uma das obras mais icónicas da arquitectura religiosa pós-Pombalina. Este era o ponto de chegada de uma Procissão que em tempos se fazia de Portalegre ao Calvário. Quem nela participava, marchava de cara tapada carregando em si um peso que simbolizava a libertação do pecado. Eram comum ver-se peregrinos com pedras e correntes amarradas às pernas.

Muralhas e torres do castelo

Do castelo medieval, infelizmente, sobra pouco. Fundado em 1290 por D. Dinis, o castelo teve originalmente 12 torres e 8 portas. Pela localização próxima da fronteira com Espanha, este foi um importante marco e uma importante posição estratégica, tendo assumido um papel de destaque na defesa de ataques inimigos. Hoje sobram apenas três torres e algumas partes da muralha. Vale a pena a visita caso o tempo assim o permita nem que seja para observar o contraste entre as casa brancas e o tom escuro das muralhas, ou observar as vistas únicas sobre a cidade que oferece.

portalegre

Plátano de Portalegre

O Plátano do Rossio, plantado em 1838 pelo botânico Dr. José Maria Grande, já ofereceu sombra a muitos dos habitantes e visitantes da cidade. É o plátano mais célebre do país e embora tenha nos dias de hoje grande parte do seu tronco soterrado, ainda é fonte de várias pernadas que constituem uma copa com 27m de diâmetro.

Palácio de Avilez

Este edifício do séc. XVIII foi em tempos a a residência da família dos Condes de Avilez. São de destacar os belos painéis de azulejo situados  no rés do chão,  e a sua imponente escadaria, no hall de entrada. Nos dias de hoje é alberga a esquadra da PSP e Governo Civil. Nas imediações pode aproveitar para passear pelo Convento de Santo Agostinho, a Casa dos Condes de Melo ou a Casa Nobre dos Viscondes de Portalegre.

Casa-Museu do Poeta José Régio

Se é fã do Poeta José Régio, aqui poderá visitar o museu instalado na antiga casa do mesmo. Ao dispor dos visitantes estão vários exemplares de arte sacra e popular. São de destacar as cerca de 400 esculturas de Cristo crucificado em exposição no local.

Natureza

Para apreciar a beleza natural envolvente, pode fazê-lo num dos vários miradouros perto da cidade. No Miradouro de Santa Luzia, terá uma vista privilegiada da Serra de Portalegre  e da cidade. No Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, situado a cerca de 1 Km de Besteiros, a vista sobre o parque Natural da Serra de São Mamede é de cortar a respiração. Já no Pico da Serra de São Mamede poderá visitar o ponto mais elevado de Portugal a sul do Tejo. A 1025 m de altitude, oferece uma bela vista sobre a Vila de Marvão e a Serra da Estrela.

Por fim, não se esqueça de provar as deliciosas iguarias que a cidade tem para oferecer. Experimente os pratos típicos à base de Carnes de Caçam prove um Tutano do Céu, a Lampreia de Portalegre, os bolos amassados típicos de Campo Maior, ou os pastéis de Santa Clara.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline