Castelo de Beja – Subindo lá vais…

Castelo de Beja – Subindo lá vais…

A sua beleza é reconhecida por todo o país e é até retratada pelo cante alentejano. O Castelo de Beja surge imponente rompendo no céu, e como há muito se canta, metendo inveja até às águias reais!

Castelo de Beja
Castelo de Beja

Dos diversos pontos de interesse que podemos visitar na cidade de Beja, o Castelo de Beja é sem dúvida o que mais desperta a atenção a que por ali passa. A sua conhecida torre é apenas parte do complexo total, complexo este que é preciso recuar bastante no tempo para chegarmos ao momento da sua criação. Embora existam relatos de ocupação do local que remontam à pré-história, acredita-se que a sua primeira fortificação data a meados do século II a.c.. Mais tarde, por volta do século III, erguem-se os muros de defesa romanos. Conta-nos a história que foi aqui que Júlio César quis que se formaliza-se a paz com o povo Lusitano, no ano de 49. Imponente, o Castelo de Beja, resistiu no tempo aos mais diversos episódios históricos que o nosso país protagonizou. O Castelo de Beja começa a ganhar a forma com que hoje o conhecemos a partir do ano de 1253, com as restaurações e ampliações assinadas no reinado de D. Afonsso III e mais tarde por o seu filho, D. Dinis, que iria dar inicio à construção do maior símbolo da cidade, a Torre de Menagem, no ano de 1310.

Torre da Menagem
Torre da Menagem

Em 1910 é classificado como monumento nacional e foi alvo por diversas vezes de obras de recuperação.

O Castelo de Beja é sem dúvida um monumento do Alentejo que todos devemos conhecer, Oferece-nos momentos muito bem passados e de uma beleza extrema nesta cidade alentejana. Os anos a que este gigante resistiu talharam-no com diversos estilos e feitios, proporcionando assim uma agradável visita a que o procura.

Tudo isto faz com que o Castelo de Beja mereça a tua visita. Se está longe, planeia a já a tua rota, se estás perto, de que estás à espera? Vem já conhecer este magnífico monumento, vem já Conhecer o Alentejo!

Porque o Alentejo tem cor, cheiro e sabor!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline