Castelo de Évora Monte – O Gigante Rochoso

Castelo de Évora Monte – O Gigante Rochoso

Bem lá no topo, como que retirado de um conto de fadas, surge no horizonte este gigante de pedra. Trata-se de mais um dos belos castelos que ao longo dos anos foram incansáveis na defesa das nossas fronteiras. Localizado na pacata freguesia de Évora monte, concelho de Estremoz, distrito de Évora, num dos pontos mais altos da Serra de Ossa, tal como um bom guardião deve estar.
castelo evora monte

São vários os episódios históricos que glorificam este gigante, mas a conquista desta região aos Mouros é sem dúvida o mais nobre. Por volta do ano 1160, as tropas portuguesas lideradas por Geraldo Sem Pavor conquistavam as terras aos Mouros e por esta ocasião era iniciada a construção do castelo, com o objectivo de reforçar a posição estratégica e militar neste ponto geográfico. Mais tarde, por volta do ano de 1306, D. Dinis ordenou a fortificação do povoado com o objectivo de aumentar assim a protecção dos seus habitantes e tornar assim mais eficaz o povoamento da vila, algo que teria falhado até então. As muralhas então construídas sofreram algumas alterações ao longo dos anos, no entanto ainda hoje fazem parte da beleza irrefutável da vila. 

O Castelo de Évora monte tal como o conhecemos nos dias de hoje é fruto da sua reconstrução aquando o terramoto de 1531. Trata-se de uma obra com a assinatura dos mestres Diogo e Francisco de Arruda, de traço italiano, o paço fortificado é algo bastante bem conseguido do ponto de vista militar e estratégico. De estilo gótico e renascentista, pensado ao pormenor para ser inviolável. É ainda possível nele ver elementos manuelinos como é o caso dos nós esculpidos em pedra nas suas fachadas.

Todas estas razões fazem do Castelo de Évora monte um monumento que todos nós devemos visitar e conhecer melhor. A pacata vila promete-nos um momento de turismo sem igual, e que iremos sem dúvida relembrar mais tarde.

Embarca em descoberta desta pérola do nosso Alentejo e deixa-te transportar para um clima de época medieval de Reis e Princesas!

 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline