Pulo do Lobo – Pérola do Guadiana

Pulo do Lobo – Pérola do Guadiana

A montante de Mértola, no Guadiana, surge esta beleza natural. O Pulo do Lobo é uma cascata natural do Guadiana, que de tão estreita que é, segundo a lenda, um Lobo conseguiria pular de um lado para o outro. De paredes rochosas, as águas do Guadiana caiem de uma altura de mais de 20 metros, para formar depois um pacato lago. Trata-se da mais alta queda de água no Sul de Portugal.

Pulo do Lobo2

Trata-se de uma paisagem natural de beleza sem igual. No meio da paisagem e vegetação tipicamente da região, salta à vista a enorme estrutura de rocha cavada, que nos faz recordar os efeitos do passar do tempo. Ao longo dos anos, muitos, a água foi cavando o que é hoje o seu caminho. A visita pode ser feita quer a nascente, desviando caminho da estrada que liga Serpa a Mértola, e a poente, pela estrada que liga Beja a Mértola. Em ambos os casos os acessos estão assinalados.

Pulo Lobo2

O Pulo do Lobo proporciona uma visita bem passada a que o decide conhecer. É algo que todos nós deveríamos conhecer. Como escreveu José Saramago, “onde o rio ferve entre paredes duríssimas, rugem as águas, espadanam, batem, reflutem e vão roendo, um milímetro por século, por milénio, um nada por eternidade.”

 

 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline