Praia da Amália – O Secreto Lugar

Praia da Amália – O Secreto Lugar

Aqui respira-se natureza! Vamos mostrar-te um segredo guardado durante anos e anos, este pequeno paraíso que é a Praia da Amália, ou também, menos conhecida, Praia dos Malmequeres.

Esta praia, inicialmente conhecida como Praia dos Malmequeres, deve o seu nome à grande rainha do fado Amália Rodrigues. Proprietária da casa junto à praia, era aqui que a fadista passava as suas férias. Longe da confusão e das luzes da ribalta, encontrava aqui um lugar calmo e paradisíaco. A constante presença de Amália Rodrigues na praia ditou-lhe o nome pelo qual hoje a conhece-mos. Situada na pequena localidade do Brejão, junto à Zambujeira do mar, concelho de Odemira, esta praia está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 

A nossa viagem de descoberta a este paraíso começa quando se avista um enorme malmequer amarelo junto à estrada, é para isso mesmo que ele lá está, indica-nos que chegamos. Uns metros adiante, após passar as estufas de frutos vermelhos, encontramos a casa que fora da grande fadista. A casa, hoje propriedade da Fundação Amália Rodrigues, é agora um alojamento turístico de características fascinantes, realçando a piscina com vista para a praia. Chegou a hora de estacionar o carro e embarcar numa caminhada fantástica.

O acesso

Sudoeste Alentejano

O percurso que nos leva à praia promete ser algo memorável na nossa visita. São cerca de 200 metros. Não se pode dizer que se trate de um fácil acesso, mas vale bem a pena. Por entre um corredor de vegetação natural percorremos um trilho acompanhados de um modesto riacho de água doce. A natureza é fantástica! O conjugar dos sons da água a correr, dos pássaros, os aromas das diversas ervas aromáticas e da visão da paisagem transmite-nos uma enorme tranquilidade. Tudo o que precisamos para um bom dia de praia. No final do trilho avistamos finalmente o oceano. A vista é maravilhosa. Estamos agora à distância de uns degraus de escada do areal.

Observações: Aconselhamos a não levar muita bagagem neste percurso. Ter especial cuidado no caso de levar crianças. E ter ainda cuidado à lama que habitualmente está no trilho derivada do riacho, que faz com que o trilho se torne escorregadio e propício a quedas.

A praia

Praia Amalia

Chegados à praia somos vislumbrados uma vez mais com o poder da natureza. O areal é pequeno, de recorte semicircular na falésia. Tudo parece ter sido colocado no devido sitio, à vontade de alguém com muito bom gosto. Uma rocha aqui, outra acolá. Um pedaço de céu aqui, uns raios de sol acolá. Tudo obra da natureza claro. E que obra. Um pedaço de paraíso na terra, no nosso Alentejo plantado. Para terminar em beleza, uma cascata de água doce escorre pela encosta abaixo, em direcção ao mar. Temos todos os ingredientes para que a Praia da Amália não nos saia da lembrança tão cedo.

Praia Sudoeste Alentejano Praia da Amália

Esta praia alentejana tem sido um segredo guardado ao longo do tempo. Longe da atribulada azafama das conhecidas praias a Praia da Amália permite um dia de praia calmo e sossegado. Mas nem só no Verão e com o calor esta praia merece ser visitada. Dado ao facto de estar inserida do belíssimo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina a paisagem circundante merece ser vista em qualquer altura do ano. Premiada por diversas vezes na categoria das mais belas praias selvagens e naturais do mundo, faz parte das 5 praias do Alentejo a não perder.

Agora que sabes isto tudo acerca da paradisíaca Praia da Amália de que estás à espera de fazer a lancheira e ir conhecer o Alentejo? O Alentejo tem cor, cheiro e sabor.

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline