Praia Fluvial de Monsaraz, já conheces?

Praia Fluvial de Monsaraz, já conheces?

Inaugurada dia 1 de Junho de 2017, a Praia Fluvial de Monsaraz é umas das mais belas e equipadas praias fluviais do nosso país. Inserida no Centro Náutico de Monsaraz, na pequena freguesia de Monsaraz, esta maravilha é mais um dos benefícios da Barragem do Alqueva. Praia fluvial Alentejo

Se há coisa que um bom alentejano sabe é que o nosso clima é o melhor do mundo no que toca a sol e calor, clima propício a banhos. Se estivermos a falar do Alentejo interior, sol e calor tomam ainda outra dimensão quase sobrenatural. Surge assim a necessidade de criar espaços aquáticos de lazer. Eis que, aproveitando as margens da Barragem do Alqueva, é construída a Praia Fluvial de Monsaraz, a primeira praia fluvial da maior bacia hidrográfica da Europa a ser coroada com Bandeira Azul.  Esta distinção é prova das boas infraestruturas que equipam o espaço e de o cumprimento de uma enorme lista de requisitos legais.

Nova praia fluvial de monsaraz

O espaço

O percurso até à praia faz antever a sua beleza. Percorremos o caminho e vamos avistando a imensa massa de água que é o Alqueva. Chegados ao local e somos surpreendidos por um areal de 120 metros de extensão, cuidadosamente colocado na margens de uma pequena península. O espaço é bastante satisfatório, tendo capacidade para acomodar centenas de banhistas sem os habituais “aglomerados de gente” que se fazem sentir noutras praias do género. A paisagem à vista é linda, no nosso Alentejo acompanhado da enorme mancha de água. A piscina flutuante é outra das grandes atrações da Praia Fluvial de Monsaraz. É uma estrutura flutuante, dividida em dois espaços, um de maior profundidade e o outro menos profundo para os mais pequenos. Para garantir a segurança dos banhistas a praia é vigiada por um nadador salvador durante a época balnear. Além de algumas árvores que proporcionam sobram existem ainda cerca de 20 toldos . Ainda de apoio ao espaço existe ainda uma zona de relvado, um parque de merendas, um parque infantil, um ancoradouro e rampa de acesso para barcos, balneários e WC’s, posto médico, bar/restaurante, chuveiros e um parque de estacionamento com capacidade para 120 viaturas. É ainda garantido o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Além de tudo isto é ainda possível realizar enumeras atividades náuticas que são desenvolvidas pelo Centro Náutico. Tais como: passeios de barco, Ski/Wakeboard, canoagem, gaivotas, bóias de tração, paddle, entre muitas outras.

Dito tudo isto, o que precisas mais de saber para partires em descoberta da maravilhosa Praia Fluvial de Monsaraz? Pega na família e vai conhecer o Alentejo!

Não percas ainda as “5 praias alentejanas que tens de conhecer!e a história da Aldeia da Luz, submersa nas águas desta barragem!

1 comentário

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline