5 iguarias alentejanas para a mesa de Natal!

O Alentejo é sem dúvida nenhuma uma das regiões do nosso país mais ricas a nível gastronómico, e o natal é também sinónimo de riqueza à mesa. São muitas as iguarias que estão presentes na mesa da consoada, muitas delas são até registos únicos de casa região do nosso Alentejo. A pedido de muitos leitores fica aqui uma lista de 5 iguarias alentejanas que não podem faltar na mesa da consoada.

 

1. Bacalhau com Couve

iguarias alentejanas

O Bacalhau é rei no natal. Assume o papel principal nas mais variadas receitas de norte a sul, mas aqui no nosso saudoso Alentejo o bacalhau cozido de azeite e vinagre, como todos o conhecemos, acompanhado com couve é a estrela na noite da consoada. De preferência salgado, não congelado, e com os legumes e hortaliças das nossas hortas. Um prato simples, mas ao mesmo tempo de um enorme requinte.

2. Azevias de Batata Doce e Grão

iguarias alentejanas

Um prato de azevias sobre a mesa é sinónimo de natal. Trata-se de um doce tão característico do nosso Alentejo! De batata doce ou grão, em forma semi-circular, cobertas de açúcar e canela. São uma das maiores iguarias da nossa região e começam a inundar as superfícies comerciais pouco tempos antes do natal, anunciando este época festiva. Não afirmando que não sejam de qualidade aceitável, nada têm a ver com as feitas pelas nossas mães e avós…

3. Coscorões

iguarias alentejanas

De textura estaladiça e cobertos de açúcar e canela, são óptimos a  acompanhar um cálice de aguardente à lareira. Assim que chegam visitas, sai um prato à mesa para as “convidar”. Mesmo sem fome, é impossível negar… Além de coscorões assumem ainda outros nomes em diversas regiões. Na vossa, como se chamam?

4. Bolo Podre

iguarias alentejanas

Azeite, canela, mel e erva-doce, uma combinação divinal que nos trás à memórias os tempos de antigamente. À lareira, as nossas avós batiam à mão todos os ingredientes com um vigor inigualável. Do esforços e carinho misturados naquele alguidar de barro surgia o Bolo Podre, de sabor tão a Alentejo. É no natal também uma das iguarias que não faltam nas mesas alentejanas.

5. Filhós Alentejanas

iguarias alentejanas

Tão características do Alentejo como as searas de trigo! São sem sombra de dúvidas uma das iguarias mais tradicionais do Alentejo no natal. Cobertas de açúcar era feitas antigamente em quantidades enormes, enchendo grandes alguidares de barro. “Convidava-se” os familiares, os compadres, os vizinhos… Todos tinham direito a um pequeno talego com a sua parte. De textura corpolenta fazem a delícia de toda a família. Com abóbora, batata doce, simples, são variadas as receitas, mas uma coisa é certa, as filhós Alentejanas não faltam a uma consoada no Alentejo.

 

 

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline